No dia 24 de Agosto, é celebrado no Brasil o Dia da Infância. A data foi criada pela Unicef e tem como primícia, promover uma reflexão referente às condições de vida das crianças desde a gestação até os 6 anos de idade.
Os primeiros mil dias de vida da criança; é o fator mais importante na formação de um ser humano. Por isso, se faz tão necessário promover a data.
Priorizar o desenvolvimento completo da criança, oferecendo amor, compreensão e ampla oportunidade para brincar e se divertir.
Também é fundamental o acesso à educação, alimentação e a saúde. Em todo o mundo, há uma preocupação para assegurar os direitos da criança, mas ainda não conseguimos atingi-las em sua totalidade.
Temos diversas campanhas de conscientização no país em prol aos direitos da criança, uma delas é o “Maio Amarelo”, que tem o propósito de informar e mobilizar a sociedade no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.
Outro projeto que está em todo o território nacional é o Programa Criança Feliz, que ajuda famílias com crianças de 0 a 6 anos, ofertando recursos para o desenvolvimento integral dos filhos.
Além das campanhas, é fundamental que a comunidade denuncie qualquer tipo de mau trato ou exploração sexual.
Portanto, vamos celebrar e refletir essa data tão importante e olhar para todas as crianças que estão ao nosso redor.