No dia 20 de novembro foi comemorado o Dia da Consciência Negra.
É uma data para nossa reflexão enquanto sociedade a fim de valorizar e garantir que a raça, a cultura e a identidade negra sejam preservadas.
A celebração faz parte do calendário escolar desde 2003, mas em 2011 foi instituída em todo o país.
A data surgiu em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares, que faleceu nessa data.
É importante que pais e professores insiram atividades que incentivem a representatividade negra para as crianças, não apenas no mês de novembro, mas ao longo de todo o ano.
A representatividade é ligada à nossa história desde a descoberta do Brasil, enraizada na escravidão trazida pelos europeus que perdurou até o ano de 1.888 ano da abolição da escravatura.
Mais que isso, valorizar a cultura negra não é apenas por reconhecimento a nossa própria história, mas por respeito a um povo e uma nação.
Ao longo de séculos, vivemos em movimentos racistas constantes, mas na contramão desse preconceito, também tínhamos movimentos que lutavam contra o racismo. Por isso essa data é tão importante.
Pensando em ensinar as crianças a importância da data, sugerimos aos pais e professores algumas dicas: adquira livros escritos por autores negros, filmes protagonizados por negros e todos os tipos de mídias e redes sociais.
Sabemos que a luta ainda será longa, mas já conseguimos avanços importantes além da própria relevância da data.
O racismo no Brasil é inafiançável e imprescritível, com pena de até 5 anos de reclusão.
Portanto essa é uma vitória não apenas dos descendentes africanos, mas de sua cultura, de seu povo e de nosso país.
Diga não ao racismo!
Este post tem um comentário
Pingback: 4 Dicas para falar de discriminação racial com as crianças