Você sabe para que serve o brinquedo? Pode não parecer, mas além de entreter e divertir, ele também é uma ferramenta super poderosa que ajuda a estimular e a aprimorar o desenvolvimento das crianças. Escolher o brinquedo ideal para cada idade deixa esse momento muito mais divertido e fácil de aprender.
Segundo Jean Piaget – biólogo mundialmente conhecido e influente no campo da educação infantil – toda criança passa por quatro estágios do desenvolvimento e, para cada um deles, existe um brinquedo ideal para brincar. Saiba mais a seguir!
Sensório-motor: de 0 a 24 meses
Nesse primeiro estágio, as crianças exploram o mundo através dos 5 sentidos: toque, audição, paladar, visão e olfato. E também aprendem a coordenar seus movimentos. Pouco a pouco começam a reconhecer os pais, segurar objetos, balbuciar e engatinhar.
Brinquedos que estimulam os órgãos sensoriais, como os que são coloridos, com efeitos sonoros, texturas e cheiros são ideais para essa fase. Aqueles fáceis de pegar e levar até a boca também! Mordedores, pelúcias, móbiles e tapetinhos de atividades são ótimas opções.
Pré-operatório: de 24 meses a 7 anos
No início dessa fase as crianças já conseguem andar com mais segurança e falar suas primeiras palavrinhas. Não demora muito para a fase dos “porquês” começar! Elas também começam a entender o que acontece ao seu redor a partir de suas experiências visuais.
Os brinquedos mais adequados para esse momento são aqueles que estimulam os movimentos e o faz de conta, como os carrinhos, as bonecas, os blocos de montar, os livros, as ferramentinhas e as panelinhas.
Um pouco mais tarde, na faixa dos 4 e 6 anos de idade, elas são capazes de resolver pequenos problemas e desafios, seguir instruções e trabalhar suas emoções. Jogos e quebra-cabeças são uma ótima pedida, já que ajudam a trabalhar o raciocínio e sentimentos como frustração.
A partir dos 6 anos, as crianças começam a desenvolver gostos pessoais e passam a querer brincar junto com as outras. Agora, na hora de comprar um brinquedo, é importante ficar atento aos desenhos infantis que elas gostam e ao seu estilo de brincar.
Nesse momento, vale apostar em brinquedos de personagens e que dê para brincar ao ar livre com os amigos, como o patinete, patins, blocos de montar, bonecos colecionáveis, jogos, bola, entre outros.
Operatório concreto: de 7 a 12 anos
É nesse estágio que as crianças começam a frequentar o Ensino Fundamental. Por coincidência, elas desenvolvem a habilidade de resolver problemas concretos mentalmente, sem precisar realizar ações físicas como as crianças no primeiro estágio.
Se, por exemplo, perguntarem para uma criança nessa fase qual amiguinho à sua frente é mais alto, ela vai conseguir comparar mentalmente e dar a resposta certa, sem precisar da ajuda de uma fita métrica para isso, o que torna possível o aprendizado das disciplinas escolares mais avançadas, como a matemática.
É nesse momento também que surge a empatia e elas são capazes de entender o ponto de vista dos colegas, fortalecendo laços e facilitando a conquista de novas amizades.
Para essas crianças é possível oferecer brinquedos mais complexos como o skate, o boliche, os jogos de tabuleiro, quebra-cabeças 3D, laboratório de experiências e todos aqueles com desafios de raciocínio lógico mais avançados, que estimulem ainda mais a atividade física e em grupo.
Operatório formal: a partir dos 12 anos
Esse é o estágio final e é nele que acontece a transição da infância para a fase adulta. Com o pensamento abstrato desenvolvido, as crianças não fantasiam mais as brincadeiras, são capazes de formular hipóteses sobre coisas que ainda não conhecem e a formar opiniões.
Além de todas essas mudanças, os gostos pelos brinquedos também ficam diferentes. Somente brinquedos como os jogos de tabuleiro e bonecos colecionáveis continuam interessantes. Agora, surge também um maior interesse pelos eletrônicos, que acabam por fazer parte da diversão da garotada.
Onde encontrar brinquedos para crianças de todas as idades
Assim como citado no texto, antes de comprar brinquedos para as crianças é importante identificar em qual fase do desenvolvimento elas estão e a faixa etária recomendada na descrição do produto para que a brincadeira proporcione, além de diversão, um momento bastante educativo.
Também é importante ter em mente que o tempo para passar de um estágio para o outro pode variar, já que é normal haver crianças que se desenvolvem uma mais rápido que a outra.
Caso fique em dúvida na hora de escolher, na loja de brinquedo na internet da ToyMania há diversos filtros que servem como um guia para te ajudar na hora da busca. Você pode pesquisar por Categoria, Idade, Meninos, Meninas, Estilo de Brincar e muitas outras formas.
O mais legal é que lá tem brinquedos para todas as crianças e marcas super conhecidas no mercado, como Disney, Mattel, Hasbro e Fun Divirta-se. Olha só o que mais você encontra por lá:
- Blocos de Montar
- Bonecas
- Bonecos e Personagens
- Carros, Aviões e Cia
- Instrumentos Musicais
- Jogos e Quebra-Cabeças
- Pelúcias, Plush e Cia
- Brinquedos Pré-Escolares
- Arte e Pintura
- Lançadores
- Esporte e Lazer
- Fantasias
- Papelaria
Agora que você entende um pouco mais sobre as fases do desenvolvimento, conhece os brinquedos mais legais para divertir e ensinar coisas incríveis para seu pequeno e já sabe onde encontrar um montão deles, que tal dar START na brincadeira?
Este post tem um comentário
Pingback: 100 Anos da Disney com Mickey & Minnie Mouse | Blog Toymania