Como falar sobre saúde mental com as crianças

5 min

Ao longo do mês de setembro aconteceu a conscientização ao suicídio conhecido como Setembro Amarelo. Porém em todos os meses essa conscientização é necessário e relevante.

Essa ação é muito importante para a sociedade, a fim de identificar doenças mentais que culminam em sua forma mais grave fazendo com que o indivíduo tire a própria vida.

É importante que os pais fiquem atentos às mudanças de comportamento das crianças, e caso percebam qualquer alteração, deve-se encaminhá-la ao psicólogo ou psiquiatra para o tratamento adequado.

Os professores também precisam prestar atenção aos sinais e encaminhar os pequenos aos cuidados profissionais.

Hoje em dia, há uma necessidade muito grande do “imediatismo”, o que causa ansiedade e frustações. A longo prazo, pode ser um gatilho muito perigoso no desenvolvimento de depressão e outras patologias emocionais.

Outro ponto que pais e professores precisam tomar cuidado é com os games e a internet de uma maneira geral. A grande exposição ou o contato com desconhecidos, pode ser muito perigoso.

Também é importante monitorar filmes e programas em geral sempre respeitando a faixa de idade indicativa do programa.

Outras formas que a criança pode sofrer com doenças da mente é também por bullying, cyberbulling, relações familiares abusivas, separação dos pais, alienação parental dentre outras.

Vamos mobilizar nossos amigos, familiares e vizinhos da importância de cuidar da saúde mental.

Salve vidas!

POSTS RELACIONADOS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Este post tem um comentário

Deixe um comentário