Como introduzir a música na vida das crianças

5 minutos

O post de hoje vem embalado com muita musicalidade! Todos já vimos por aí matérias sobre os diferentes benefícios que a música traz para a nossa vida. Para as crianças, então, esse contato com a música é ainda mais necessário!

Música na gravidez

Ainda na barriga das mamães, os bebês desenvolvem o sistema auditivo a partir do finalzinho do 4º mês da gestação e, neste período, o hábito de ouvir boa música faz com que a mãe crie uma conexão especial com o pequeno que ainda nem nasceu. 

Estímulos musicais

Desde os primeiros meses de vida as crianças já reagem à música naturalmente, seja tentando cantar balbuciando, batendo palminha ou mexendo o corpo. Independente se as crianças seguirão ou não a carreira musical, a introdução da musicalidade é extremamente importante pois estimula a conexão mental, sociabilidade, comunicação, interação e muitas outras áreas importantes para o desenvolvimento saudável dos pequenos. 

Apresentando a música

A musicalização infantil pode ser feita a partir dos 12 meses de vida e seguir por toda infância ou por toda vida. O ideal nos primeiros momentos é tocar diferentes e suaves melodias para que a criança assimile e vá reagindo naturalmente, seja apenas ouvindo ou mexendo o corpo. 

Especialmente para esta fase inicial, existem diferentes brinquedos musicais que podem estimular a audição, assimilação das notas musicais e sons de forma bastante divertida. São brinquedos que além da música, trazem diversos benefícios com muita cor, luzes e texturas, trabalhando os demais sentidos dos bebês.

Instrumentos 

Para a criançada acima de 3 anos, já se pode ousar um pouco mais e ainda aproveitar a musicalização colocando a energia dos pequenos para fora. A introdução de alguns instrumentos musicais é propícia para esta fase e pode ser feita também com muita alegria com brinquedos como guitarra, bateria, tecladinho e até mesmo com incentivo ao canto com microfones. 

Os brinquedos musicais ajudam bastante nesse contato e despertam ainda mais o interesse por trazer cores vibrantes, ter o tamanho certo para as pequenas mãozinhas e sem contar com o incentivo de algum personagem favorito estampado no instrumento.

Deixe que a criança brinque a vontade sozinha ou em uma bandinha com os amiguinhos. Em casos onde a criança demonstrar um maior interesse ou naturalidade ao tocar algum instrumento, é hora de entrar com uma educação musical mais aplicada e assim desenvolver melhor este dom natural.

A Fun Divirta-se tem uma ampla linha de musicais para bebês e crianças maiorzinhas. Os papais e mamães preocupados com o desenvolvimento poderão encontrar linhas musicais de Fisher Price, Barbie, Batman, Power Rockers e outros. Veja mais aqui!

POSTS RELACIONADOS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Este post tem um comentário

Deixe um comentário