Como se atentar ao comportamento das crianças: combate ao abuso e exploração sexual infantil

8 minutos

Um importante e delicado tema é destaque no dia 18 de maio, o Dia Nacional de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Infantil.

Esse dia tem como objetivo de alertar toda a sociedade sobre a necessidade de proteger nossas crianças e adolescentes da violência sexual.

Órgãos públicos e não governamentais realizam atividades de conscientização, prevenção, orientação sobre este tema que apesar de chocante e complexo, é pertinente e importante, distribuindo panfletos, realizando passeatas e palestras para alertar e mobilizar a sociedade no combate desse problema tão grave.

Cabe aos pais, professores ou qualquer pessoa próxima da criança perceber o seu comportamento.

Se a criança parecer diferente, arredia, triste ou com atitudes anormais, converse, acolha, oriente e, se possível, a encaminhe para um psicólogo. Este profissional irá observá-la de modo correto e lúdico para que ela se sinta confortável de compartilhar os fatos, fazendo com que as medidas cabíveis sejam tomadas.

Segundo a Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho é constatado que diariamente crianças e adolescentes, de várias idades e níveis sociais, são expostos a várias formas de violência e nos mais diversos ambientes.

Isto tem que acabar!!! Então, denuncie pelo Disque 100. Este serviço é gratuito, funciona 24 horas por dia e a identidade da denunciante é mantida em sigilo. Cabe aos pais, professores ou qualquer pessoa próxima da criança perceber o seu comportamento.

Para que as nossas crianças sejam protegidas psicologicamente e fisicamente, é um dever orientarmos desde cedo, mostrando o que é certo e errado, o que é permitido e o que não é.

Segue abaixo uma imagem que auxilia na orientação das crianças de forma didática e adequada:

IMG 20220517 WA0009 1 1

Esta imagem encontra-se no Instagram: https://www.instagram.com/p/CEIR2MAp45W/

Educar e informar, desde cedo, são as melhores formas de prevenção!!!

POSTS RELACIONADOS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário