A Semana Mundial do Brincar tem como conceito que qualquer pessoa ou grupo de pessoas criem e pratiquem o ato de brincar em variadas atividades, desde que envolvam as crianças junto de seus familiares, educadores e amigos, por exemplo. Ela ocorre anualmente, em Maio. Na semana do dia 28, que é o dia mundial do brincar.
As atividades podem acontecer em parques, praças, escolas, centros culturais, dentre outros locais, destacando para que a sociedade se proponha a discutir sobre as múltiplas formas de colocar em prática o direito ao brincar, que toda criança possui.
O brincar deve estar presente na infância por inúmeros motivos importantíssimos, para que a criança tenha um pleno desenvolvimento, fazendo com que a realidade se expanda para além do simples fato da diversão. A criança mobiliza múltiplos sentidos, se desenvolve cultural, social, emocional, física e cognitivamente, expressa sentimentos e necessidades, ressignifica espaços e eleva o nível de interesse em aprender.
Brincando, ela passa a desenvolver concentração, autoconhecimento, criatividade, imaginação, raciocínio, desempenho motor do próprio corpo, diferentes habilidades, além de aprender sobre o mundo exterior e descobrir maneiras de se relacionar com ele e com as pessoas, construindo vínculos sociais, partilhando de um universo de descobertas e saberes, além de reforçar os laços de afetividade e sociabilidade.
É muito importante nunca se esquecer que brincar é um DIREITO infantil fundamental, com muita importância no desenvolvimento e na construção dos pequenos.
As vivências lúdicas e descobertas que foram adquiridas brincando e se divertindo na infância geram uma bagagem positiva que serão carregadas e aplicadas por toda a vida, seja na personalidade, na educação, respeito consigo, com o próximo, no senso coletivo e, é claro, na noção da importância do brincar nas gerações futuras.
O brincar faz com que os pequenos experimentem desde cedo a felicidade!!!