No último dia 16, comemoramos o Dia da Ciência e Tecnologia.
A data foi incorporada a fim de refletir e discutir referente aos avanços da tecnologia na atualidade.
Hoje em dia é impossível pensar na vida moderna, sem a utilização da tecnologia, seja na educação, saúde, lazer ou em qualquer área.
Na verdade, o tema tecnologia é algo que a humanidade busca desde os primórdios, visando a melhoria e a qualidade de vida da raça humana e até dos seres vivos de uma forma geral.
Podemos citar o Brasil desde a época de colônia, palco de grandes invenções que vem se estendendo ao longo dos séculos. Entre elas está a criação do dirigível biplano 14-Bis, obra do mineiro Alberto Santos Dumont. Há também nomes relevantes na saúde como Osvaldo Cruz e Vital Brazil.
Em 1.985 foi criado o Ministério da Ciência Tecnologia e Inovação. Esse ministério tem como premissa planejar, coordenar, supervisionar e controlar as atividades. Ainda assistir a política nacional de biossegurança e as políticas espaciais de segurança e a nuclear. Também é responsável pelos controles de exportação de bens e serviços.
Podemos afirmar que nunca na história da humanidade, tivemos tanta tecnologia como atualmente. Há algumas décadas por exemplo, as comunidades eram distantes umas das outras e hoje, o planeta se tornou uma grande cidade, praticamente uma única comunidade.
Grande parte disso, se deve a tecnologia, por isso é tão importante a reflexão do tema. Além dos avanços na saúde, na prevenção de doenças e tantas melhorias na comunicação e na educação.
Aproveitando a data, vamos deixar algumas dicas para estimular as crianças a tomarem gosto pela ciência: Vamos iniciar pelo branco e as cores.
Para essa atividade, você vai precisar de:
- papel sulfite;
- papelão;
- lápis;
- régua;
- tesoura;
- canetas coloridas;
- cola;
- um barbante.
Comece desenhando um círculo de 15 centímetros de diâmetro no papel e recorte-o. Com auxílio de uma régua, divida o círculo em seis partes iguais.
Pinte cada pedaço com as cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul e violeta.
Em seguida, corte um círculo no papelão da mesma proporção que o de papel e cole-o embaixo do sulfite. Faça dois furos pequenos no centro do círculo para passar o barbante, que deve ter cerca de 90 cm.
Após passar o barbante nos dois furos, amarre a extremidade. Com o círculo colorido no meio do barbante, gire os dois lados do barbante para torcer os dois lados. Depois puxe o fio pelas duas pontas para longe do disco. Ele irá girar tão rápido que as cores irão desaparecer e a criança só verá um círculo branco.
Assim, você poderá mostrar que a cor branca é a união de todas as cores. Esse experimento é chamado de disco de Newton.
Outra experiência que as crianças adoram é o feijão no algodão. Ele mostra como ocorre a influência da luz sobre a ação da auxina.
Ou seja, o caule do feijão cresce mais nas partes que recebe menos luz.
Por isso o lado sombreado cresce mais, fazendo com que a planta cresça para o lado da luz.
Nessa experiência você vai precisar de:
- Feijões
- Algodão
- Água
Coloque os feijões no algodão e molhe todos os dias. No dia a dia, você vai perceber o crescimento do caule saindo da semente.
Com isso, os pais podem incentivar, aprender e se divertir com as crianças.
Então, vamos aproveitar essa semana e começar novas experiências?