Dia da imunização: como falar sobre com os pequenos?

Durante muito tempo na história da humanidade, doenças surpreenderam povos causando danos, mortes e deixando sequelas, e, até mesmo, impedindo o progresso social, cultural e econômico de determinadas regiões do planeta. Entre tantas grandes conquistas e fantásticas invenções do ser humano, sem dúvida a vacina representa uma das maiores descobertas e realizações da ciência, da medicina e da pesquisa.

Felizmente, após árdua e incansável dedicação no trabalho, pesquisadores analisando anticorpos, vírus e bactérias, conseguiram entender o funcionamento do sistema imunológico e, assim, desenvolveram várias fórmulas de proteção antes do organismo ser infectado por uma doença específica.

Além de pandemias, epidemias e surtos ocasionais, vários agentes infectantes estão constantemente presentes no ar, na água e até no contato entre pessoas, podendo ser entre os próprios familiares e amigos, tornando todos, mas sobretudo as crianças, suscetíveis a serem contagiados por diversas causas de doenças irreversíveis, mortais ou que deixam sequelas permanentes.

Entretanto, importante e necessário observar os calendários de cada tipo de vacinação, pois a prevenção é realizada justamente antes do ciclo de contágio de cada enfermidade, tendo cada uma um ciclo próprio e diferente de outra. Para isso é importante estar em contato com os agentes de saúde de sua localidade e atento aos chamados das autoridades sanitárias e da área da saúde de onde estiver localizado, mesmo quando estiver em viagens fora do próprio domicílio. Você sabia que até existe o dia mundial da imunização? Dia 9 de Junho.

A evolução da medicina e da ciência já proporcionam uma segurança para a saúde pública global, diminuindo a contaminação da população e a disseminação dos agentes infectantes ao redor das pessoas, dos países e do mundo.

Seguem dicas e conselhos para orientar os pais na vacinação de seus filhos:

(fonte Instituto Butantã)

– Evite a cultura do medo. Explicar que sendo vacinado estará imune para passear, brincar com os amigos, entre outras diversões

– Converse sobre a vacina como um fato normal do dia a dia, e assim, quando for vacinar mesmo, a criança achará muito natural

– Esteja ao lado criança passará muita confiança e segurança

– Deixe a caderneta de vacinação dentro de uma pasta

– Guardá-la sempre no mesmo local. A noção de organização tem que ser em tudo, principalmente nos documentos.

Enfim, vacina é VIDA!

POSTS RELACIONADOS
DEIXE UM COMENTÁRIO

Deixe um comentário