Na próxima semana a comunidade global celebra o Dia Internacional do Luta contra o Câncer Infantil na data de 15 de fevereiro. A celebração reforça a conscientização sobre o câncer infantil e a fim de expressar apoio às crianças e adolescentes e suas famílias.
A cada ano são diagnosticados apenas na América Latina mais de 400 mil casos de câncer infantil. A doença ainda é mais cruel às famílias de baixa renda, pois enfrentam muitas injustiças e a demora tanto no diagnóstico quantos no tratamento.
Na última década houve um grande avanço em relação ao diagnóstico e ao tratamento, mas a descoberta precoce ainda é a melhor aliada.
É importante que os pais fiquem atentos a alguns que sintoma que podem identificar o câncer infantil como: perda de peso contínua, febre sem motivo, hematomas e ou sangramentos repentinos, dores de cabeça seguida de vômitos em geral no período da manhã, aumento de abdômen ou pescoço ou ainda outras partes do corpo.
Sabemos a importância de cuidar de nossos pequenos, por isso como dica fundamental, vale a prevenção e o diagnóstico antecipado, pois é a melhor maneira de evitar a doença. Ainda como complemento aos cuidados, podemos citar boa alimentação, atividade física e claro, as brincadeiras peculiares da fase infantil. Também é importante ficar atento a qualquer mudança no corpo da criança. Com esses cuidados poderemos juntos vencer o câncer infantil.