Importância da família no desenvolvimento da criança na infância
A família é verdadeiramente reconhecida como a primeira e a principal base na formação de uma pessoa. É dentro do núcleo familiar que a criança começa a aprender a falar, andar, dar e receber carinho e amor. É formada por pessoas que nunca queremos nos separar, e sim estar sempre juntos para comemorar todos os bons momentos da vida.
A presença da família é muito importante, essencial, pois com ela a criança encontra força e coragem para trilhar os passos da vida, sempre com muitos conselhos e ensinamentos para seguir os caminhos corretos com autoconfiança e segurança desde cedo. É na família também que encontramos as principais razões para dar a volta por cima, superando obstáculos com o acalento toda vez que for preciso.
Estudos feitos pelo site www.escolainteligencia.com.br mostram que elogiar, andar de mãos dadas, dialogar, fazer os deveres de casa juntos, inventar brincadeiras, e toda e qualquer simples atividade cria fortes vínculos entre pais e filhos, deixando-os seguros, felizes e confiantes.
É constatado no site www.gge.com.br que os adultos são espelhos para seus filhos. Suas atitudes inspiram e dão exemplo aos pequenos, desde o jeito que se comportam, até o modo como encaram os problemas. Atitudes e valores direcionam as crianças ao respeito, bondade, responsabilidade e muitas outras qualidades essenciais à vida.
Com o tempo, esse sentimento e ensinamento recebido gera gratidão e surge a oportunidade de retribuir o mesmo cuidado e afeto que sempre foram dados com muita dedicação.
A família é a raiz de quem somos. Representa o amor que recebemos, a alegria que partilhamos, a inspiração durante toda a vida, além de ser o nosso porto seguro e nosso lugar de maior conforto.
Enfim, é o nosso bem mais precioso e a chave da felicidade!
Este post tem um comentário
Pingback: Guia Escolar: Perguntas Reflexivas para as Crianças