A leitura se iniciou há milhares de anos, inicialmente com as pinturas nas paredes das cavernas, chamadas de arte rupestre em que se representava o cotidiano dos habitantes, evoluindo, mais tarde, para a pictografia suméria, uma forma rudimentar de comunicação gravada em tabuinhas de argila, aproximadamente em 3200 a.C.
Certamente, dada a importância desses registros, o ser humano foi cada vez mais desenvolvendo a escrita, tanto com a criação de alfabetos bem como no aprimoramento dos utensílios utilizados, como, por exemplo, tintas, canetas, lápis, papiros, couros, diversos tipos de papeis e, hoje em dia, as telas de computadores, e-books, tabletes e celulares.
Com o constante progresso nos métodos de escrita, a leitura passou a ser mais acessível para mais pessoas em todo o mundo, elevando o nível de educação mundial e propiciando o intercâmbio cultural, social e comercial entre países de línguas, religiões, raças e características regionais próprias.
Além do desenvolvimento do conhecimento científico, cultural e histórico, ler estimula a criatividade, trabalha a imaginação, exercita a memória, contribui com o crescimento do vocabulário e a melhora na escrita, além de outros benefícios para a saúde psíquica, servindo para aliviar o estresse e aumentar a satisfação mental.
No campo da literatura, existe uma enorme quantidade de livros e textos, abordando os mais diversos temas como ficção, romance, humor, esporte, aventura, entre outros, havendo sempre um assunto, mesmo que muito específico, para contentar a todos os leitores, até os mais exigentes. Da mesma maneira, também há uma enorme gama de personagens, históricos ou fictícios, heróis e vilões que despertam o amor ou o ódio do leitor, que jamais fica insensível as tramas escritas com paixão e inteligência pelos muito autores inesquecíveis que, ao longo dos tempos, surpreendem com obras épicas e eternas.
O hábito da leitura não tem idade e deve ser incentivado nas crianças desde cedo, através de livros infantis, ilustrados propositadamente com figuras chamativas e cores fortes para prender a atenção e o interesse do leitor mirim, cotidianamente sendo feita por um adulto para ela na cama antes de dormir ou em divertidas rodas entre amiguinhos.
Para os adultos, a leitura também é uma excelente fonte para ampliar a capacidade intelectual e propor uma distração diária em um mundo completamente agitado com o trabalho, trânsito, responsabilidades e outras atividades, fazendo com que, por alguns instantes em sua imaginação, alcance outros lugares, sabores, músicas e situações que muitas vezes estão presentes em seus sonhos.
Existem várias maneiras de ter acesso aos livros, desde bibliotecas públicas, livrarias, livros digitais e até animados grupos de leitura, onde indicam, sugerem e trocam exemplares entre si, podendo depois se reunir para exporem suas opiniões e entendimentos sobre o conteúdo partilhado.
Assim, a leitura tem que virar uma tradição que deve ser praticada e incentivada, pois, logicamente, trará diversos benefícios pessoais que são melhor aproveitados quando compartilhado com outras pessoas.
A leitura diária durante as férias vai manter intenso o gosto por livros, reportagens e textos de interesse da criança, fazendo com que, na volta às aulas, o estudo não pareça alguma coisa entediante ou apenas obrigatória, mas sim uma continuidade das experiências adquiridas com o ensinamento proporcionado durante o recesso escolar.
Portanto, os livros criam na imaginação das crianças a sensação de estarem em outros lugares e vivenciarem os mesmos sentimentos das personagens, explorando, assim, novas experiências bem como realizando sonhos impossíveis.