É de suma importância que as crianças brinquem desde o nascimento, pois esse simples ato é fundamental para proporcionar diversos fatores positivos, como o estímulo ao conhecimento do próprio corpo, força, desenvolvimento físico e mental, desempenho motor, criatividade, imaginação, vários tipos de habilidades e o raciocínio.
Os brinquedos, em todas as suas formas, não são simplesmente uma fonte de diversão, mas sim fundamentais para que os pequenos evoluam, conheçam a si mesmos, realizem as primeiras explorações dos objetos até mesmo da realidade.
O importante é mostrar que, por meio das brincadeiras, as crianças desenvolvem um estímulo ao autoconhecimento, aprendem sobre o mundo ao redor, noção de espaço e de relações com objetos e pessoas. Elas fazem isso em uma constante de experimentar, errar, tentar novamente e acertar, se desenvolvendo cada vez mais.
Existem inúmeros tipos de brincadeiras, mas o mais importante é estimular o “faz de conta”, onde a imaginação, a criatividade e a personalidade irão desabrochar conforme o crescimento.
O brincar também se mostra extremamente relevante ao fortalecimento dos laços afetivos, na elevação do nível de interesse em aprender e no estímulo da concentração. Ao brincar, as crianças constroem diversas realidades e as transformam através da imaginação, o que estimula o intelecto e revelam novas sensações e sentimentos.
Portanto, brincar é a forma mais sublime de descobrir o mundo.
Este post tem um comentário
Pingback: Desenvolvimento Infantil: O Papel Fundamental do Brincar